O Reinado social de Jesus Cristo de acordo com o Cardeal Pie de Poitiers - Provas bíblicas

O texto abaixo é um excerto do livro La royauté sociale de N. S. Jésus Christ d'après le cardinal Pie, escrito originalmente pelo padre Théotime de St-Just. As notas do texto original foram tranpostas para o meio do texto e estão entre chaves. Informações adicionais estão entre colchetes. Clique aqui para ler a parte anterior.

ALGUMAS PROVAS BÍBLICAS - OS DOIS TEXTOS PREFERIDOS COMENTADOS PELO CARDEAL PIE.

Em 8 de novembro de 1859, Cardeal Pie, pregando o panegírico de Santo Emilião em Nantes, aproveitou a ocasião para apresentar magnificamente a tese de Cristo como Rei.

"Jesus Cristo é Rei", disse ele; "Ele não é um dos Profetas, um dos Evangelistas e Apóstolos; eles não possuem Sua qualidade e atributos de rei. Jesus Cristo já é Rei desde o berço, assim como os Magos saíram para encontrar o Rei dos Judeus ('Onde está o que nasceu Rei dos Judeus?' Mateus 2:2). Jesus está prestes a morrer; Pilatos lhe pergunta: És então rei?' 'Tu o dizes', Jesus responde. E esta resposta é dada com tal tom de autoridade que Pilatos, apesar de todas as protestos dos judeus, consagra o Reino de Jesus ao afixar solenemente uma inscrição pública."

Tomando como suas as palavras de Bossuet, Monsenhor Pie continua: "Escreva assim, escreva, ó Pilatos, as palavras que Deus lhe disse e o mistério do qual você não compreende. Por mais que seja reduzido e simbolizado, tenha cuidado para não mudar o que já está escrito no céu. Que as suas ordens sejam irreversíveis, pois estão em execução por meio de um decreto do Todo-Poderoso. Que o Reinado de Jesus Cristo seja promulgado na língua hebraica, que é a língua do povo de Deus, e na língua grega, que é a língua dos doutores e filósofos, e na língua romana, que é a língua do Império e do mundo, a língua dos conquistadores e da política. Aproximem-se agora, ó judeus, herdeiros das promessas; e vocês, ó gregos, inventores das artes; e vocês, romanos, senhores da terra; venham ler esta inscrição admirável: prostrem-se diante do seu Rei."

{Obras, III, 511-512. Monsenhor Pie, durante sua viagem a Roma em 1866, venerou por muito tempo essa inscrição da Cruz. "Lá", ele disse, "minha impressão foi mais viva como se estivesse lendo pela primeira vez a expressão Rex escrita na madeira da Cruz, de maneira tão clara, por ordem de Pilatos. O que o procurador romano havia escrito estava bem escrito e permanecerá escrito: 'Quod scripsi scripsi.'" (História de Card. Pie, vol. II, livro III, cap.10, p.294.)}

Essas são algumas das provas bíblicas do Reinado de Nosso Senhor. Monsenhor Pie apresenta outras aqui e ali em suas obras.

{III, 513 ff.; VII, 538; VIII, 56 ff. - e os três sermões sobre o Salmo II contidos no volume X, p.256 ff. Esses sermões sobre o Salmo II apresentam uma dificuldade em oferecer uma síntese real. No entanto, é preciso lê-los e meditá-los, se se deseja compreender as provas bíblicas do Reinado de Cristo.}

Não podemos coletar todas elas, às vezes devido à sua brevidade, mas em duas delas: a missão que Jesus Cristo dá aos seus apóstolos e a oração do Pai Nosso, ele se detém mais.

"Ouça", ele nos diz, "as palavras finais de Nosso Senhor dirigidas a Seus Apóstolos, antes de subir ao céu: 'Todo poder me foi dado no céu e na terra. Ide, portanto, e ensinai a todas as nações. Observe, meus irmãos, Jesus Cristo não disse todos os indivíduos, todas as famílias, mas todas as nações. Ele não disse: Batize todos os bebês, catequize os adultos, case os cônjuges, administre os sacramentos, dê os últimos sacramentos aos moribundos. Sem dúvida, a missão que Ele lhes confere inclui tudo isso, mas abrange mais do que isso; tem um caráter público, social, pois Jesus Cristo é o Rei dos povos e das nações. E assim como Deus enviaria os antigos profetas às nações e através de seus líderes repreendendo suas apostasias e seus crimes, assim é que Cristo envia Seus apóstolos e Seu sacerdócio aos povos, aos impérios, aos soberanos e aos legisladores a fim de ensinar a todos a Sua doutrina e Sua lei. Seu dever, como o de São Paulo, é levar o nome de Jesus Cristo diante das nações e dos reis e dos filhos de Israel." {III, 514.}

Portanto, Jesus Cristo dá a Seus apóstolos a missão oficial de pregar Seu Reinado social; ainda mais, Ele deseja que este Reinado seja proclamado por todos os fiéis. Ele quer que seja invocado todos os dias por todo cristão na oração, no Pai Nosso.

"Nunca", nos diz o Bispo de Poitiers, "o Divino Fundador do Cristianismo revelou melhor o que um cristão deve ser do que quando ensinou a Seus discípulos a maneira como deveriam rezar. Na verdade, a oração é, por assim dizer, o sopro religioso da alma; é o programa elementar dado por Jesus onde não se pode deixar de encontrar todo o programa e todo o espírito do Cristianismo. Ouça então a verdadeira lição do Mestre. 'Assim devem rezar, disse Jesus: 'Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o vosso nome, venha o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu'." {III, 514.}. Cardeal Pie, retomando o Pai Nosso, demonstra que as três primeiras petições. do que é a maior das orações, são resumidas e condensadas em uma, a do reino público e social, porque, ele explica, o nome de Deus não pode ser totalmente e plenamente santificado a menos que seja reconhecido publicamente, a vontade divina não pode ser feita na terra como é no céu se não for realizada pública e socialmente. {III, 498-499: Panegírico de Santo Emilião.}

Cardeal Pie conclui: "O cristão, portanto, não é como parece acreditar e como afirmado todos os dias e por todas as nuances de um certo mundo contemporâneo, não é um ser que se isola em si mesmo, que se encerra em um oratório fechado a todos os ruídos do século e que, satisfeito desde que salve sua alma, não se preocupa com os acontecimentos terrenos. O cristão é um homem público e social por excelência, seu sobrenome indica: ele é católico, o que significa universal. Jesus Cristo, recorrendo ao Pai Nosso, deu um mandamento de que ninguém seria capaz de realizar o primeiro ato da religião, que é a oração, sem se colocar em contato, de acordo com o grau de sua inteligência e na medida em que os horizontes se abrem para ele, com tudo que possa avançar ou retardar, favorecer ou dificultar o reinado de Deus na terra. E como certamente as obras do homem devem ser coordenadas com sua oração, não há cristão digno desse nome que não trabalhe ativamente, na medida de suas forças, para promover este reino temporal de Deus e derrubar o que lhe é um obstáculo." {III, 500-501.}

0 Comentários